terça-feira, 27 de novembro de 2012

São Chico respira viola.




Não é de hoje que ela é companheira de gente desta terra de tropeiros e violeiros como é conhecido o distrito de São Francisco Xavier. A cultura caipira virou atração tempos atrás, ganhou apreciadores de diversos lados que aqui chegavam e se deparavam com violeiros tocando moda todo domingo, tinha cantoria no coreto, Sr. Jorginho recitando poesia pura, bonita, Quinzinho, Chico Félix e vários “Chicos” que desta terra até já se despediram.
Essa época deixou saudades, mas a tradição não morreu, a saudade é de personagens dessa história, no palco do Photozofia deu tempo de alguns ilustres se apresentarem Pena Branca, Júlio Neme e a querida Inezita Barroso. E quando se diz que a tradição não morre, mas se renova essa verdade se comprova quando o saudosismo se transforma em alegria. Leia mais... Mestre de tantos violeiros espalhados pelo país, Braz da Viola fez surpresa e aqui formou a Orquestrinha São Xico, fazendo crianças, jovens, adultos, turistas e moradores, tomarem gosto pela violinha e se emocionarem com a Orquestrinha!
Em janeiro tem um convite especial para todos, vai ter mais uma festa das violas!
O São Chico das Violas, projeto realizado no Photozofia desde 2010 acaba de ser contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de São Paulo e com o apoio do Proac todos os sábado do mês serão realizados shows no Photozofia com ingressos à R$ 5,00 (cinco reais) e também todos os domingos haverá RODA DE VIOLA com violeiros convidados e violeiros da terra. Esses encontros vão acontecer na roça, nos bairros de Santa Bárbara, Remédios e Lavras ou Rio do Peixe. Pretende-se que cada RODA seja uma verdadeira festa, serão gratuitas e abertas para quem quiser participar tocando ou assistindo, as mulheres de São Francisco vão preparar os quitutes, os tropeiros o café, então se prepare e venha participar dessa festa violeira.
Confira alguns convidados e acompanhe mais informações aqui no blog!
ADRIANA FARIAS (BARRA DA SAIA), ÍNDIO CACHOEIRA (Pajé, da antiga dupla Cacique e Pajé), KATYA TEIXEIRA, RODRIGO ZANC, BRAZ DA VIOLA, GILSON BAMBUÍRA, QUINZINHO VIOLA, VIOLEIROS DE SÃO FRANCISCO XAVIER, NOEL ANDRADE, CHICO FÉLIX, BETO JAGUARY, WAGUINHO VILELA e muitos outros... Janeiro tem São Chico das Violas, traga a sua e entre nesta roda!
saochicodasviolas@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário