13/01 - ÍNDIO CACHOEIRA (PAJÉ)







José Pereira de Souza (Índio Cachoeira) nasceu em 27 de julho de 1952, em Junqueirópolis (SP), divisa com Mato Grosso do Sul. Ex-motorista de ônibus do município de Guarulhos. É um virtuose na viola caipira sendo admirado por nomes como Ivan Vilela, Rui Torneze, Paulo Freire, Almir Sater, o guitarrista americano Woody Mann, etc. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região.

Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). Em 1995 tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou CD’s. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Mattos, Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas seções, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além disso, seguindo a tradição dos velhos violeiros, fabrica a sua própria viola e outros instrumentos como o que ele chama de Canaã, uma pequena viola de 15 cordas, além de harpas, violões e cavaquinhos.

Índio Cachoeira é o mais importante violeiro do Brasil se falando em cultura tradicional caipira, tem participado de diversos eventos como apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo e Brasília, SESCs, Auditório Ibirapuera em São Paulo. E consegui apoio do Funcultura da cidade de Guarulhos para realizar o CD “Solos de Viola Caipira” em 2007 e em 2008 pelo programa Petrobras Musical realizou em 2008 o CD “Violeiro Bugre”, se apresentou na França em 2013.




Discografia básica :

· Brasil 500 anos – Cacique e Pajé – Alegretto-2000, Viola de Ouro – Índio Cachoeira – Alegretto – 2001, Música Raiz, Catira e Folia de Reis – Os Favoritos da Catira Folguedo / Tratore 2004, Convite de Violeiro – Índio Cachoeira e Cuitelinho – Folguedo / Tratore – 2006, Solos de Viola Caipira – Índio Cachoeira – Funcultura / Folguedo / Tratore – 2007, Violeiro Bugre – Índio Cachoeira – Petrobras / Folguedo / Tratore -2008, DVD Índio Cachoeira "Um Violeiro Nato" - ProAC 2010 - Folguedo/ Tratore

Data: 13/01/2013 - 15h
Transporte para violeiros: Saída às 14h da praça de São Francisco Xavier 
Local: Bairro rural de Lavras - São Francisco Xavier - SP
Informações: 12 3926 1406 - www.photozofia.com.br
EVENTO GRATUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário