terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Muita poesia e autenticidade caipira na estréia do São Chico das Violas 2014

Primeiro sábado do ano e Quinzinho Viola, violeiro de São Francisco Xavier subiu ao palco do Festival São Chico das Violas e deu as boas vindas à festa violeira de 2014.
Acompanhado de parceiros de muitos anos, Ciro de Caçapava,  Waldecy da Sanfona e Michel Leme, tornou a noite muito especial para quem esteve presente. Apresentaram o novo, aliás, o primeiro cd gravado "Caipira de Verdade", realizado em parceria com o Espaço Cultural Ventos Uivantes.  O Cd representa a concretização do sonho de muitos desse lugar, muitos compositores da roça, que tem composições que são verdadeiras preciosidades e que jamais foram registradas. 
A lida com a terra, aproxima a história de todos eles, e com muita poesia eles narraram o por quê de "São Chico das Violas", recordaram todos os antigos, e em especial, lembraram das mulheres. As 3 Marias, viraram verso e canção, 3 gerações de mulheres violeiras, onde a querida e pomposa Dona Maria da Viola, receberá uma homenagem dia 19 de janeiro, na festa de São Sebastião, essa foi a promessa do Quinzinho. Chamada por seu inseparável companheiro, Cidinha foi a Maria que encantou a todos ao final de um show que aqueceu os corações.











No dia seguinte partimos da praça em direção ao bairro de Santa Bárbara, lá um encontro com violeiros dos lados de Campinas, os convidados eram os rapazes do Trio Carreiro. Fizeram um som bonito e depois formaram a roda, seu Chico Félix, cantador de 94 anos, morador de Santa Bárbara, também deu a graça e sem bater uma catira ele não arredava o pé. 
Rodrigo Nali deixou recado no facebook: "Caros Patricia e Sandro, gostaria de agradecer vocês em nome do Trio Carreiro pela oportunidade de participar do São Chico das Violas 2014. Parabéns pela iniciativa e pelo projeto tão valoroso. Mais do que um evento musical a roda de viola celebra a união, a amizade e a troca de experiências... e pessoas experientes (sábios) foi o que não faltou!!! Obrigado  pela oportunidade de conhecer e poder absorver um pouquinho dessa sabedooria.  Que São Chico das Violas perdure por muitos anos... Abraços a todos!!" Nessa semana tem mais, viva São Chico das Violas!












































Nenhum comentário:

Postar um comentário